CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE RETENÇÃO PARA CRIANÇAS (SRC)

Os sistemas de retenção para crianças são classificados em 5 grupos, sendo que cada grupo corresponde a um intervalo de peso. Apesar de este ser o factor preponderante, aquando da escolha da cadeira mais adequada, devem-se ter também em conta a idade e a altura da criança.

Os sistemas de retenção para crianças encontram-se regulamentados pela portaria n.º 311-A/2005 de 24 de Março do Ministério da Administração Interna e são classificados do seguinte modo:

a) Grupo 0, para crianças de peso inferior a 10 kg;

b) Grupo 0+, para crianças de peso inferior a 13 kg;

c) Grupo I, para crianças de peso compreendido entre 9 kg e 18 kg;

d) Grupo II, para crianças de peso compreendido entre 15 kg e 25 kg;

e) Grupo III, para crianças de peso compreendido entre 22 kg e 36 kg.

8 comentários em “CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE RETENÇÃO PARA CRIANÇAS (SRC)”

  1. Não sei se será este o local adequado para solicitar informações sobre o tema.
    No entanto agradecia alguma informação que me pudesse ajudar a esclarecer as minhas dúvidas.
    Estou na posse de um autocarro e necessito ser informado sobre que dispositivo (s) mais correcto e mais practico posso utilizar no transporte de crianças?
    podem informar-me ou enviar alguma informação sobre esses sistemas?
    Atenciosamente
    Olindo Araújo

  2. Isso depende em grande medida da idade das crianças que vai transportar. Se só transporta crianças com mais de 6/7 anos um assento elevatório (Grupo 3) será provavelmente suficiente. Caso transporte crianças com mais de 4 anos será conveniente usar uma cadeira do Grupo 2/3 (e.g. Rodi XR).

  3. Boa tarde Gostava de saber no caso das 0 e 0+ qual a diferença e o que a ter em conta para alem dos 3 kilos

  4. Boas
    Tenho um problema ja ha muito tempo sobre o transporte da minha filha no meu carro.Portanto o meu carro é um honda crx que so tem o cinto de segurança abdominal.Gostaria de saber se ha alguma cadeira que se adapte a esse tipo de carro?minha filha tem 3 anos e pesa 12 kilos.

  5. Bruna:
    O documento “Transporte de crianças em automóvel” da ANSR tem algumas informações que poderão ser relevantes:

    a) “Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos.”

    b) “Utilização de SRC do tipo banco elevatório em bancos equipados com cintos de 2 pontos de fixação:
    Os SRC do tipo banco elevatório são normalmente testados e homologados para serem utilizados com cintos de segurança de 3 pontos de fixação, conforme resulta dos respectivos manuais de instruções. Porém, podem os mesmos ser utilizados em lugares equipados com cinto de segurança de 2 pontos de fixação, com o objectivo de posicionar a precinta sub-abdominal sobre as coxas em crianças de estatura mais baixa e desde que as costas do banco à sua frente possam constituir protecção à projecção da criança em caso de colisão frontal. No entanto, esta opção apenas é recomendável nos casos em que não exista a possibilidade prática de os utilizar em lugares equipados com cintos de três pontos de fixação.”

    Esperamos ter ajudado.

  6. Tenho uma criança de 5 anos e o único sinto que temos é a quele que se parece com um colete, adaptado ao cinto do carro, no qual a criança pode se deitar, ficar de pé e assentado. Esse cinto foi proibido?

  7. Tenho uma criança de 5 anos e o único cinto que temos é a quele que se parece com um colete, adaptado ao cinto do carro, no qual a criança pode se deitar, ficar de pé e assentado. Esse cinto foi proibido?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *