O primeiro dia do evento “Alerta Global”

O primeiro dia da Primeira Semana das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária e o primeiro infantário. Os meninos estiveram muito empolgados a ver o vídeo “As aventuras de Woosh” que a Renault Portuguesa nos facultou. O vídeo apresenta os diversos problemas que as crianças enfrentam no trânsito e os cuidados que devem ter, através de uma história com três personagens principais: o André, a Joana e o Woosh (um boneco de jogo de vídeo).

Ao longo do visionamento do vídeo a Sandra foi efectuando perguntas, às quais os meninos responderam muito bem. No final revelaram-se muito interessados e confidenciaram que muitas vezes os seus pais não cumprem as normas de segurança:

– “O meu pai acelera no amarelo”;

– “O meu pai às vezes não para no stop”;

– “A minha mãe, quando está com muita pressa, diz que não é preciso eu sentar-me na cadeira ou por os cintos”.

As crianças conseguem ser muito sinceras e verdadeiras…

Receberam as nossas ofertas e foram todos contentes em filinha, 2 a 2, para o autocarro, com a consciência que têm de cumprir as normas da segurança rodoviária.

Ficámos todos deveras surpreendidos com as respostas das crianças e o seu nível de conhecimento. Estávamos com algumas dúvidas quanto à adequação do vídeo à sua idade. Mas a meio da aventura do Woosh todas as nossas dúvidas se tinham dissipado.

Ao longo do dia fomos tendo várias crianças. Colocávamo-las na sentaditas na escadinha a ver vídeos próprios para crianças e elas deliravam. Aos pais fomos mostrando os crash test da ADAC. Especialmente importante foi o crash test onde se vêem os efeitos da abertura de um airbag sobre uma cadeirinha de bebé (grupo 0+). Tivemos três pais que utilizavam a cadeirinha com o bebé à frente num lugar com airbag ligado!!! Depois de verem aquele vídeo julgamos que o não voltam a fazer.

As imagens de alguns spots são particularmente agressivas e muitos pais reagem com alguma aversão. Quando explicamos o porquê de estarmos a passar os vídeos todos eles ficam sensibilizados e respondem positivamente à nossa iniciativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *