Mamadas – quantas vezes e quanto tempo

Os bebés alimentados ao seio normalmente mamam mais vezes do que os alimentados com leite artificial. O número de mamadas pode variar de 8 a 12 em 24 horas. À medida que o bebé vai crescendo, a capacidade do estômago vai aumentando, as mães vão produzindo mais leite e alguns conseguem aumentar o tempo entre as mamadas enquanto outros continuam a preferir refeições mais pequenas e frequentes.

Não há esquemas padrão de amamentação. O bebé deverá mamar quando tiver fome. Ele mostra que tem fome quando: está alerta, põe as mãos na boca e faz movimentos de sucção, começa a choramingar e a flectir braços e pernas, tornando-se mais activo e a procurar o peito (consegue cheirar a sua localização mesmo através da roupa).

O choro é um sinal tardio de fome, devendo iniciar a mamada antes disso.

Se a mãe e a criança forem saudáveis, a alimentação ao peito é mais bem sucedida se se iniciar na primeira hora a seguir ao parto. Tanto quanto possível o bebé deverá ser mantido junto à mãe para que responda prontamente quando manifestar fome. Se a estadia no hospital demorar alguns dias e o bebé dormir no berçário, provavelmente o esquema das mamadas será determinado pelas regras da enfermaria.

Uma vez em casa, poderá levar alguns dias até surgir o horário interno. Entretanto dever-se-á tentar a aleitação cada 2 – 3 horas, mesmo que o bebé não manifeste fome. Quando os bebés dormem bastante, deverão ser acordados cada 3 – 4 horas nas primeiras semanas de vida, para que tenham um mínimo de 8 mamadas em 24 horas.

Deve-se deixar o bebé mamar no primeiro seio durante o tempo que quiser, retirando-o quando parar de mamar por um período um pouco mais prolongado.

Como o bebé mama mais eficazmente no primeiro seio, as mamadas devem ser iniciadas alternadamente.

Nas primeiras semanas o bebé mama a cada 2 horas, durante dia e noite. Cerca das seis ou sete semanas, muitos recém-nascidos fazem um período de sono de 4 a 5 horas.

Deve-se estabelecer o padrão de sono nocturno mantendo o quarto escuro, quente e tranquilo. Se estiver sujo ou molhado, a mudança da fralda deve ser rápida, sem fazer barulho e antes da mamada.

Pelos 4 meses muitos bebés, mas não todos, são capazes de dormir 6 ou mais horas no período da noite, sem acordar; contudo alguns podem continuar a acordar uma ou mais vezes, para mamar.

O bebé pode requerer mamadas mais demoradas em certas alturas do dia e ficar satisfeito mais rapidamente, noutras.

Cada bebé tem o seu estilo de mamar. Uns são muito vivos, agarram o peito e mamam energicamente em 10-20 minutos; outros, muito excitáveis, tornam-se frenéticos à vista do seio – agarram-no, perdem-no e começam a chorar. Estes bebés deverão ser acalmados várias vezes em cada mamada. A solução para este tipo de situação será alimentá-los logo que acordem, antes de manifestarem muita fome, fazendo ainda a compressão do seio para que o leite goteje e abrande o fluxo antes de iniciar a mamada.

Outros ficam aborrecidos enquanto o leite não aparece. A estes não se deve dar biberão ou mesmo água, porque podem passar a recusar o seio. Dever-se-á insistir em colocá-los ao seio regularmente, sempre que estejam acordados ou façam movimentos com a boca, segurando a cabeça do bebé e aguardando com paciência que sinta o leite e inicie a mamada.

Há ainda bebés que antes de iniciar a mamada brincam com o mamilo. Nesta situação dever-se-á ter tolerância e aguardar alguns minutos até que o bebé consiga agarrar bem o mamilo e aréola.

Há ainda aqueles que mamam alguns minutos, param alguns minutos e recomeçam a mamada. Alguns adormecem ao peito, dormem cerca de meia hora ou mais e então acordam para a “sobremesa”. A melhor solução para estes casos é arranjar tempo extra para as mamadas e manter-se tão flexível quanto possível.

Aprender o padrão da alimentação de cada bebé é o maior desafio da mãe nas primeiras semanas após o parto. Depois de compreender a maneira de ser do seu filho, será muito mais fácil perceber quando tem fome, quando está satisfeito, quantas vezes necessita de mamar e o tempo que é necessário em cada mamada.

Fonte: Fichas Bebé Confort

Com a colaboração de Laurentina Cavadas (Médica Pediatra)

24 comentários em “Mamadas – quantas vezes e quanto tempo”

  1. Boa tarde,
    tenho uma bebé de quase dois meses que mama normalmente 6/7 vezes por dia.
    No entanto mama apenas durante 4/5 minutos em cada mama. Não será pouco tempo?
    Agradeço uma resposta, se for possível, para o mail supra referido.

  2. Andrea:
    Bárbara Sousa e Teresa Pacheco, no seu livro “Aleitamento Materno”, indicam o seguinte: “Uma das características mais importantes do ser humano é, sem dúvida, a sua individualidade. E se há bebés que em cinco minutos ingerem todo o leite que necessitam, há muitos outros que precisam de mais tempo para o obter. […] Concluindo, deve ser o bebé a determinar a duração das suas refeições, não sendo possível, nem tão pouco adequado, estabelecer regras arbitrárias.”
    Esperamos que esta citação a ajude.

  3. Muito obrigado pela vossa resposta. De factocada bebé é único e citação que apresentam é bem real e ajuda bastante.
    Boas festas para todos. O vosso site é muito interessante.

  4. No momento estou sem email, mas gostaria de saber se é normal o bebe após as mamadas regurgitar e estar sempre querendo mamar. obrigada Pricilla

  5. tenho um bebe de 4 meses volto a trabalhar amanha e o pediatra passou o nan,suco e frutas pra ele mas nao sei como dar de quanto em quanto tempo de cada um.vc poderia me ajudar

  6. por Favor, eu estava amamentando normal na primeia semana de vida da nenem, fiquei sm apetite durante o dia não comi quase nada e meu leite não sai, será que é por que fiquei sm comer ????????

  7. Olá! minha bebé tem 2 meses, e sempre no final da tarde mama agitada, chora e mama uns 2 min.qdo tiro do peito ela se acalma. Consegue mamar tranquila por volta das 21h.Estou preocupada pois passa mais de 4 horas sem mamar direito. obrigada

  8. Tenho uma filha prematura que nasceu de oito meses. Quando ela nasceu nao conseguiu pegar o peito da mae. Teve que tomar leite artificial. Hoje ela tem dois meses de vida, esta conseguindo pegar o peito, porém chora muito quando mama no peito e só se acalma quando toma o leite artificial na mamadeira. Pergunta-se: o que fazer para ela mamar só no peito e deixar o leite artificial? E como ela esta com dois meses pode ficar sem mamar a partir de meia noite e dar somente as seis da manha?

  9. Oi, tenho um bebê de um mês, e ele quer passar a maior parte do tempo no peito, chega ser três a quatro horas corrido… Se eu não dou, ele chora de gritar… É normal? Oq devo fazer? Obrigada pela resposta

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *