Como medir a temperatura num bebé

Não se aconselha os termómetros de mercúrio pelo risco de partirem, podendo o mercúrio vaporizar e ser inalado a níveis tóxicos.

Os termómetros indicados são os digitais e os auriculares. Os digitais podem medir a temperatura na boca, recto e axila; deve-se confirmar que o termómetro está calibrado. Nos auriculares a exactidão da leitura vai depender da capacidade do sinal emitido pelo aparelho atingir o tímpano. Assim a presença de cerúmen vai dificultar. Por este motivo estes termómetros podem não ser seguros.

A melhor maneira de medir a temperatura numa criança até aos três anos é tirar a temperatura rectal com termómetro digital. Dever-se-á repetir a medição da temperatura passados trinta minutos, se acharmos que está muito elevada ou a criança esteve muito activa ou vestida com roupa demasiado quente.

Numa criança com mais de três anos a temperatura deve ser medida na axila.

Uma criança com quatro ou cinco anos colabora com a medição oral da temperatura (este procedimento é pouco usual entre nós). Deve-se esperar pelo menos quinze minutos após a criança ter tomado uma bebida quente ou fria antes de medir a temperatura.

A temperatura auricular pode ser medida em crianças de qualquer idade.

Fonte: Fichas Bebé Confort.

Com a colaboração de Laurentina Cavadas (Médica Pediatra)

3 comentários em “Como medir a temperatura num bebé”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *