Convulsão febril

Entre os seis meses e os quatro anos a febre pode desencadear convulsões febris que normalmente surgem nas primeiras horas da doença. A criança adquire um aspecto peculiar: fica tensa, contorce-se, revira os olhos, perde a consciência por alguns momentos e a pele torna-se cianosada (um pouco mais escura) durante o episódio.

Uma convulsão completa normalmente demora menos de um minuto podendo, raramente, demorar até quinze minutos; termina em alguns segundos, parecendo no entanto uma eternidade a pais assustados.

Convém saber que as convulsões febris são quase sempre inofensivas, isto é, não causam lesões cerebrais, paralisias ou atraso mental. Devem ser referenciadas, de imediato, ao serviço de urgência. Raramente acontece mais do que uma vez em 24 horas.

Como actuar:

-Colocar o doente no chão ou cama longe de objectos duros ou pontiagudos.

-Virar a cabeça de lado para a saliva ou vómito sair livremente.

-Não colocar nada na boca (a língua não cai para trás).

-Chamar a ambulância ou levar de imediato ao serviço de urgência.

Fonte: Fichas Bebé Confort.

Com a colaboração de Laurentina Cavadas (Médica Pediatra)

13 comentários em “Convulsão febril”

  1. A minha filha tem 13 meses, e a prmeira convulsão febril apareceu-lhe aos 10 meses, foi um terror, era a primeira vez que me deparei com esta situação, foi-lhe receitado uma medicação de urgencia, caso volta-se a acontecer. infelizmente já aconteceram mais duas vezes. a conclusão que chego é que depois das convulsões aparecem-lhe os dentes.

  2. Tenho um menino com 3 anos de idade, teve as duas primeiras convulsões febris com 2 anos e dois meses, na semana passada teve novamente convulsões. Existe algum problema ter estas convulsões no mesmo ano. Vai trazer complicações para a vida futura do meu filho.
    O que devo fazer. Devo leva-lo a um pneumologista.
    Agradecia uma resposta da vossa parte.
    Muito Obrigado.

  3. Fátima:
    Fale com o pediatra do seu filho. Ele, melhor do que ninguém, saberá responder à sua questão.

  4. O meu filho teve a 1ª convulsão febril aos 11 meses, depois da convulsão apareceram 3 dentes! Voltou a fazer aos 15, por uma amigdalite e a última, até agora, aos 19 por uma constipação. já lá vão 11 meses, agora já tem 30 meses, e as febres já não duram tantos dias como antes. Será que terminou o pesadelo? Como posso saber?

  5. tenho um filho que começou a convulsivar por volta dos 15 meses desde entao tinha-as de 15 em 15 dias depois parou um tempo ate que voltou a ter uma com 4 anos.
    hoje tem quase seis anos e felizmente nao teve mais nenhuma a minha duvida é saber quando as convulçoes vao parar

  6. minha filha tem 11 meses e teve 3 convusoes seguida, o pediatra disse que e normal pois a febre dela estava muito alta gostaria de saber se ela pode ficar com alguma seguela pois teve muitas seguida e se isso afeta em seu desenvulvimento estou em panico fico o dia inteiro com termometro nela estou neurotica me ajude por favor

  7. meu filho tem 2 anos e 2 meses teve a primeira convulsao com 2 anos e 1 mes, e a segunda +ou- 20dias apos a primeira.. estou muito preocupada por causa do pouco tempo entre uma e outra. foi uma convulsao febril por causa de uma infecçao de garganta. me digam qual o perigo de uma convulsao febril obrigado….

  8. A minha filha tem neste momento 16meses e ja teve 6 convulsão a primeira tinha apenas 5meses de vida quando chegou ao hospital teve de ser reanimada ja ninguem dava nada por ela, desde ai a minha vida é um inferno ando sempre a caminhar para o hospital porque a ultima k teve foi em Fevereiro de 2010 e tinha apenas 37.5 de febre.
    Gostava de saber se é normal.

  9. Olá
    Por favor preciso de orientação estou muito preocupada com o meu filho de 4 anos e meio. Tem convulsões que duram apenas 5 segundos mas têm vindo a aumentar de frequência. Ele é autista leve e é não verbal. Já fez um electroencefalograma e não deu nada mas estou a ficar muito preocupada. O pediatra dele não deu importância mas quero saber o que posso fazer p saber o que se passa com o meu filho.

  10. Tenho um sobrinho com 18 meses e infelizmente a 3 meses atrás ele deu a primeira convulsão foi um momento de terror,
    sei que todas que estão aqui , deve ter se desesperado assim como eu , na ultima sexta-feira ele voltou a ter,e só começar a ter febre 37,8 a 38,0 , logo depois aparece um dente mais com os 2 primeiro de baixo e de cima não foram assim, como o pai dele teve quando criança esperamos ansioso pra que esses momentos não volte, se alguém puder me ajudar falando o que devemos fazer agradeço..

  11. Meu bebe de 1 ano teve dessas crises tres veses,com febre de 37.5.fiquei muito nervosa, levei no neuro nao deu nada. Tomografia dei dilatamento de ventriculo a pediatra quer que eu mostre a tomo para um neuro de crianca. To muito preocupada

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *