Marcos visuais no final do primeiro mês do bebé

Marcos visuais no final do 1º mês(AAP – Academia Americana de Pediatria)

  • Foca objectos a uma distância de 20-30 cm

  • Tem movimentos erráticos dos olhos e por vezes cruza-os

  • Prefere preto e branco e padrões contrastantes

  • Prefere a face humana a qualquer outro padrão

 

A partir do primeiro mês de idade o bebé consegue fixar, brevemente, objectos a uma distância de 90 cm. Assim, ele olha com atenção o berço, jogos de luzes, sombras na parede. Contudo a face humana é a sua imagem favorita. Quando está ao colo, a sua atenção é atraída para a face e particularmente para os olhos, o que por vezes o faz sorrir.

Gradualmente o alcance visual alarga-se podendo então olhar para toda a face, tornando-o mais reactivo às expressões faciais. Ao mesmo tempo aprende a seguir objectos em movimento. Podemos ajudá-lo a praticar esta habilidade, movendo a nossa cabeça lentamente de um lado para o outro ou movimentando um objecto grande e de cor apelativa em frente a ele (após ter captado a atenção do bebé para o objecto).

Por esta altura gosta de se olhar ao espelho, podendo ser colocado um espelho inquebrável no berço para que se entretenha sozinho.

Aos dois meses, quando os seus olhos estão mais coordenados e podem mover e focar ao mesmo tempo, consegue seguir um objecto em movimento em todo o semicírculo à sua frente.

Este aumento da coordenação visual dar-lhe-á, também, a percepção da profundidade que necessita para seguir objectos quando se movem para ele e se afastam dele.

Aos três meses adquire o controle da mão e braço necessário para tocar nos objectos quando se movem acima e em frente dele; a prática deste movimento ajudá-lo-á a desenvolver a coordenação mão / olho.

Se nesta idade mantiver estrabismo (olhos não dirigidos na mesma direcção) deverá comunicar ao pediatra.

A visão à distância é desenvolvida por esta altura e assim, ele sorri quando a mãe está a meia distância dentro do quarto.

Aos quatro meses pode fitar a televisão à distância ou olhar para fora da janela. A visão das cores desenvolve-se nesta altura.

À medida que a visão se desenvolve, o lactente, naturalmente, procurará mais coisas estimulantes para olhar.

Com um mês de idade o padrão favorito será imagens lineares simples ou axadrezadas. Com três meses estará mais interessado em padrões circulares e espirais. Esta é uma das razões porque círculos e curvas são tão apelativos.

Fonte: Fichas Bebé Confort.

Com a colaboração de Laurentina Cavadas (Médica Pediatra)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *