Conselhos para a compra de uma cadeira-auto segura

cadeiras maxi-cosi num carro

PESO ADEQUADO

Nunca compre uma cadeira auto destinada a “crescer” com o seu filho mas de acordo com o peso da criança. O peso está indicado no certificado de homologação. Por vezes a idade também está indicada mas, uma vez que as crianças podem ter um peso diferente para uma mesma idade, esta só deve servir como referência.

LEVE O SEU AUTOMÓVEL

No momento da compra, leve o seu automóvel e verifique se a cadeira auto pode ser instalada correctamente no mesmo. Peça ao vendedor(a) que lhe explique claramente o modo correcto de instalação e utilização da cadeira auto. É importante que a cadeira-auto seja fixa do modo mais seguro possível no seu veículo.

CUIDADO COM AS CADEIRAS-AUTO EM SEGUNDA MÃO

São muitos os acessórios necessários e que podem ser adquiridos em segunda mão – tanto através da internet como emprestados por amigos ou familiares. Esta pode parecer a solução ideal porque, quando o bebé nasce, há um sem número de objectos que devem ser adquiridos, embora a maioria seja por um período relativamente curto de utilização. Mesmo que lhe pareça uma opção atraente, não deve ser utilizada. Qualquer cadeira-auto usada tem uma história desconhecida. Nunca saberá como esta foi utilizada e se esteve envolvida num acidente. Geralmente não vem acompanhada de instruções, nem costuma estar completa. Da mesma forma, ninguém lhe garante que cumpra a mais recente norma europeia de segurança (ECE R44/04). As vantagens económicas não devem nunca sobrepor-se aos riscos que podem ocorrer ao seu filho.

COMO POSSO TRANSPORTAR O MEU BEBÉ DE FORMA SEGURA?

Infelizmente a segurança, por vezes, deixa muito a desejar. Investigações realizadas demonstram que 70 a 80%* dos automobilistas instalam a cadeira auto de modo errado. Por vezes, esse facto deve-se à instalação inadequada no automóvel ou à colocação no sentido incorrecto. Também se utilizam cadeiras antiquadas ou inadequadas. Isto pode trazer consequências graves para a segurança das crianças.

Fontes: Maxi-Cosi e *The Automobile Association

Um comentário em “Conselhos para a compra de uma cadeira-auto segura”

  1. Realmente o mercado oferece cadeiras para auto inadequadas. Algumas atraem pelo preço mas a qualidade do produto e o conforto são altamente questionáveis. Não faz muito tempo fui em um grande magazine e constatei isto. Ofereciam uma cadeira revestida apenas com um tecido colorido com uma espuma muito fina de 1cm, somente a espuma e o tecido. Como uma empresa tão conhecida pode oferecer um produto tão ruim? Com certeza, em uma viagem, poderá causar outros danos porque é o mesmo que colocar a criança em um banco de cimento forrado com uma manta de espunha de 1cm. Acho que as autoridades deveriam fiscalizar melhor. Esta cadeira que vi não é de segunda mão é de quinta mão! Muito importante ter matérias deste tipo informando os pais do que é melhor para o bebê. Parabéns! Votos de felicidades para todos! Claudia Lima

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *