PONTOS A RECORDAR SOBRE SISTEMAS DE RETENÇÃO PARA CRIANÇAS (SRC)

Verifique o peso da criança – o peso é um factor essencial para seleccionar o sistema de retenção (vulgo “ovo”, cadeirinha, etc.) adequado.

 

Verifique as instruções do fabricante da cadeira com cuidado – é importante assegurar-se de que o assento seja apropriado para a criança e que que está devidamente instalado. 

 

Pese a criança regularmente – à media que cresce irá tendo uma noção exacta do seu peso e saberá assim quando deve passar para a cadeira seguinte. Na prática, o tamanho da criança ditará provavelmente quando deve mudar.

 

Não mude as crianças demasiado cedo para o SRC seguinte – como regra geral: uma criança grande estará mais segura num SRC pequeno do que uma criança pequena num SRC grande.*

 

Não tenha em conta apenas o limite de idade máximo impresso na etiqueta do fabricante – algumas crianças podem ficar demasiado grandes para a cadeirinha mais rapidamente do que julga.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Nunca é demais recordar que as cadeiras que se instalam no sentido inverso à marcha não devem ser colocadas no lugar da frente caso aí exista um airbag. A proximidade do SRC ao airbag poderia resultar em ferimentos graves para a criança ou mesmo na sua morte caso o airbag fosse activado.

 

*Fonte: The Automobile Association (http://www.theaa.com)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *