Maternidade Bissaya Barreto

A Maternidade de Bissaya Barreto integra o Centro Hospitalar de Coimbra, EPE, e é um dos Hospitais de Apoio Perinatal Diferenciado da Região Centro. A Maternidade de Bissaya Barreto situa-se no centro de Coimbra, na zona de Celas.

A área de influência desta maternidade abrange vinte e um centros de saúde da sub-região de saúde de Coimbra e os centros de saúde de Anadia, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Mealhada, Mortágua, Pedrógão Grande e Sertã, e como hospital de apoio perinatal diferenciado constitui referência para os hospitais de Castelo Branco, Figueira da Foz e Leiria.*

Para descanso dos pais a maternidade dispõe de pulseiras de segurança que são colocadas nos recém-nascidos e que são monitorizadas por um sistema de vigilância. *

A primeira consulta de todas as grávidas referenciadas para a maternidade é efectuada através do Sector de Consulta Externa do Serviço de Obstetrícia. Esta “Pré-consulta” engloba a consulta de referência com protocolo estabelecido entre a maternidade e a ARS para vigilância das grávidas sem risco dos centros de saúde. Realiza-se todos os dias das 8:00 às 13:00; 2ª e 5ª feiras das 13:30 às 16:00h. O acesso a esta pré-consulta faz-se através do médico de família por contacto telefónico ou envio de credencial.*

Visando promover em exclusivo o aleitamento materno até aos seis meses e na sequência da candidatura apresentada à Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés do Comité Português para a UNICEF, a Maternidade de Bissaya Barreto foi considerada “Hospital Amigo dos Bebés”. A MBB foi a segunda unidade de saúde do país a receber esta certificação atribuída pela Unicef Internacional aos hospitais que cumprem os requisitos exigidos na promoção do aleitamento materno. O objectivo final destas medidas, é conseguir que, em 50 por cento dos casos, as mães amamentem as suas crianças em exclusivo até aos seis meses de idade, dando assim cumprimento a uma recomendação da Organização Mundial de Saúde.

A MBB faz parte desde a 1.ª fase do projecto “Nascer Cidadão” (com o “Nascer Cidadão”, passa a ser possível registar as crianças na unidade de saúde, logo após o seu nascimento, sem necessidade de deslocações às conservatórias).

Horários de visitas *

Todos os dias das 14 às 19 horas.

Para o acompanhante de referência: todos os dias das 12 às 20 horas.

Os cidadãos, enquanto visitantes dos doentes, deverão:

  • Abster-se de trazer quaisquer alimentos ou outros utensílios julgados desnecessários para o doente.
  • Respeitar e fazer respeitar as normas e orientações específicas do serviço e da instituição.
  • Não podem permanecer mais do que duas pessoas simultaneamente junto do doente.
  • Contribuir para manter um ambiente calmo e tranquilo que favoreça a melhor recuperação dos doentes hospitalizados.

A Maternidade Bissaya congrega diversos serviços, dos quais destacamos os seguintes:

Serviço de Obstetrícia

Centro de Diagnóstico Pré-Natal (CDPN)

“Em 1990 a maternidade iniciou um processo de diferenciação na área do diagnóstico prénatal; em 1991 iniciou a actividade da Unidade de Diagnóstico Prénatal/Medicina Fetal e em 2006 deu-se o reconhecimento oficial do CDPN (Centro de Diagnóstico Pré-natal) da MBB.

A par do crescendo de produtividade (aumento do número de casos anuais em cerca de 15%/ ano, número de casos já estudados que ultrapassa os 15.000) uma diferenciação progressiva permitiu a criação de um Serviço de Referência não só para grávidas/casais da Região Centro, mas também dando resposta a grávidas de todo o país, resolvendo situações clínicas que anteriormente apenas tinham solução no estrangeiro.

Desde 1998, o CDPN executa técnicas invasivas de terapêutica fetal (colocação de drenos toraco-amnióticos, transfusões e exsanguineo-transfusões in-utero, punções descompressivas de colecções líquidas, amniosubstituições, valvuloplastia percutânea).”*

Unidade de Intervenção Precoce

“Criada em 1991 tem como objectivo intervir na melhoria da relação mãe-filho e pai-filho e acompanhar antes e após o nascimento, as situações de risco. O reforço da relação pais-filho e a estimulação precoce nestas famílias de risco são um meio eficaz de melhorar a saúde e o bem-estar das crianças, de potenciar o seu bom desenvolvimento psicomotor e de prevenir os maus tratos.”* Funcionam nesta Unidade as consultas de: Risco psico-social, Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Psicologia, Pediatria. Todas as consultas têm o apoio da equipa de enfermagem da UIP e do Serviço Social.

Serviço de Neonatologia

Neonatologia Geral

“Aqui são internados os Recém-nascidos (RN) normais que acompanham a mãe. Tem uma lotação de 49 berços (29 para RN de parto por cesariana e 20 para RN de parto normal). Este sector tem 2 Pediatras responsáveis pela observação diária do RN.
Também são vigiados e tratados RN que necessitam de cuidados leves que podem assim ser assistidos junto da mãe evitando a separação mãe-filho: icterícia a necessitar de fototerapia (bilibed), filhos de mãe diabética ou toxicodependente, RN com mais de 1800g ou prematuros com mais de 34 semanas e saudáveis…)
A todos os RN são administradas na maternidade as vacinas da Hepatite B e sempre que possível o BCG. Desde 2004 e de forma universal tem vindo a ser implementado o rastreio da surdez com otoemissões acústicas.
O incentivo ao aleitamento materno levou a que o leite adaptado necessitasse de ser prescrito pelo Pediatra para ser administrado em casos pontuais.”*

Unidade de Cuidados Intensivos

“Com uma lotação de 12 camas (incubadoras e berços) – das quais 4 são de cuidados intensivos – recebe os RN doentes e os prematuros (< 34s de idade gestacional e Peso < 1800g). São internados anualmente cerca de 300 RN.
Presta suporte ventilatório a cerca de 70 RN/ano.
Possui uma equipa de médicos e enfermeiros treinados e vocacionados para esta área.
A todos os RN de risco é feito na unidade exame oftalmológico para rastreio de Retinopatia da prematuridade e programada a observação subsequente.
Assim que a situação clínica o permite, os RN são transferidos para o hospital da área de residência dos pais.”*

Sala de Partos

“Um Pediatra está sempre presente em todos os partos, elabora a história clínica antecipando a necessidade de reanimação e presta os primeiros cuidados ao RN.
Existe uma incubadora para transportar os RN com necessidade de cuidados diferenciados para a UCIN.
Sempre que necessário os RN são monitorizados com oximetria de pulso ainda na sala de partos.”*

Consultas*

Consulta Externa – Na consulta externa são efectuadas, actualmente, cerca de 2500 consultas – todas de RN de risco, referenciados na alta pelos Pediatras da Maternidade.
A Maternidade dispõe das seguintes consultas:

Consulta de Patologia Renal – Onde são seguidos os RN com diagnóstico pré-natal de anomalias nefro-urológica.
As ecografias de controlo são efectuadas na MBB por Neonatologistas do Serviço.

Consulta de Risco Genético – Recebe os RN com probabilidade ou suspeita de doença genética.

Unidade de Intervenção Precoce – Esta Unidade foi criada com o objectivo de intervir na melhoria da relação mãe-filho, pai-filho nomeadamente em todos os casos em que essa relação possa estar em risco. O acompanhamento inicia-se durante a gravidez e quando são necessários cuidados específicos continuam a ser seguidos após o nascimento. As consultas são multidisciplinares com apoio da Psiquiatria, da Psicologia e dos técnicos do Serviço Social. Aqui também funcionam outras consultas de pediatria.

Consulta de Risco Psicosocial – Onde são vigiados os filhos de famílias com problemas sociais ou com psicopatologia. As crianças são vigiadas até aos 2 anos ou até à resolução do problema em causa. Anexo existe uma Unidade de internamento para RN e crianças em risco (Ninho dos Pequenitos).

Consulta De Follow Up – Para RN que estiveram internados na UCIN, que necessitam de vigilância do seu desenvolvimento psicomotor. As crianças são mantidas em vigilância até aos 2 anos. Desde de 2005 estas crianças são também todas avaliadas pelo sector da Psicologia da MBB. Em 2006 concretizou-se a parceria com o Centro de Paralisia Cerebral (CPC) tendo como objectivo a avaliação multidisciplinar e ainda na maternidade, pelos técnicos do CPC dos RN de risco (PN <1500g e Idade Gestacional <28s) e as crianças com asfixia perinatal.

Consulta de Risco Infeccioso – Recebe os RN em que houve suspeita ou em que foi confirmada doença infecciosa na gravidez.

Consulta de Gémeos – Onde são seguidos os RN de gravidez gemelar.

Consulta de Retinopatia da Prematuridade – Realizada por oftalmologista do CHC, destina-se ao rastreio de retinopatia da prematuridade em grandes prematuros.

Hospital de Dia – Funciona diariamente para controle do RN após a alta, sempre que necessita de vigilância a curto prazo. No ano de 2005 realizaram-se 328 sessões em 290 doentes.

Horário de Visitas do Serviço de Neonatologia

Sala de Partos
A presença do futuro pai ou um acompanhante é incentivada

Neonatologia Geral
14:00 às 19:00 sendo permitida a presença de 2 visitas

Unidade de Cuidados Intensivos
A presença dos pais é permitida das 8:00 às 23:00
Os avós podem visitar os netos das 14:00 às 19:00,durante15 minutos cada um.
Os irmãos são bem vindos, no horário dos avós e de acordo com a situação do RN
Restantes elementos da Família ou amigos não são admitidos na UCIN
Informações sobre o estado de Saúde dos Recém-Nascidos (RN) apenas são dadas aos pais

Contactos úteis

Bloco Operatório da Maternidade de Bissaya Barreto
Telefone: 239480400 – ext. 394
E-Mail: blocombb@chc.min-saude.pt

Centro de Diagnóstico Pré-Natal (CDPN)

Telefones: +351 239 482525 / +351 239 480459
Fax: +351 239 482525
Geral: dpn.medicinafetal@chc.min-saude.pt
Coordenador: dpn.mbb@chc.min-saude.pt

Serviço de Ginecologia
Telefone: 239480400 – ext. 334
E-Mail: ginecologia.mbb@chc.min-saude.pt

Unidade de Intervenção Precoce (UIP)

Secretariado: 23948047
 

Serviço de Neonatologia
Geral: 239480400
Sala de Partos – ext. 382
Neonatologia Geral
   3º Piso – ext. 391 / 392
   4º Piso – ext. 403 / 404
UCIN – ext. 384 / 385

Sector de internamento do Serviço de Obstetrícia

Enfermaria de Unidade de Medicina Materno-Fetal
Contacto: 239480400 (ext. 410)
Enfermaria de Cirurgia Obstétrica
Contacto: 239480491
Enfermaria do Puerpério
Contacto: 239480400 (ext. 403)

Ver localização no Google Maps

Fontes: http://www.chc.min-saude.pt e http://www.ordemdosmedicos.pt

3 comentários em “Maternidade Bissaya Barreto”

  1. Gostaria de adptar uma criança mas não sei onde me dirigir na zona de coimbra. Agradecia que me esclarecensem sobre ests locais .obrigado

  2. ola.
    faz em julho 2 anos que ando nos treinos para engravidar e ate agora nada!!!
    ando um bocado desanimada, pois nao ssei mais o que fazer.
    gostaria de saber qual o melhor ou a melhor ginecologista que voces ai tem na maternidade?
    aguardo pela resposta e obrigada pelo desabafo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *