Qual é a diferença entre Isofix universal e semi-universal

O sistema ISOFIX existe para os modelos universais e semi-universais.

iseos_isofix Para os modelos universais (cadeiras do grupo 1) o sistema Isofix é composto da seguinte forma:

  • 2 sistemas de ancoragem inferiores situados na junção do assento e do encosto, permitindo a fixação de dois ganchos na base da cadeira da criança.

  • 1 sistema de ancoragem superior (“top tether”) situado por trás do encosto do assento, permitindo a fixação do cinto anti-rotação da cadeira.

easyfix  Os modelos semi-universais (cadeiras dos grupos 0/0+/1) do Isofix são constituídos por:

  • 2 sistemas de ancoragem inferiores tal como no sistema universal.
  • 1 sistema anti-rotação (geralmente um pé de apoio frontal).

Em ambos os sistemas a fixação é conseguida através de 3 sistemas de ancoragem específicos e rígidos. Os dois modelos utilizam sistemas de ancoragem inferiores, mas diferem no terceiro ponto de apoio, no sistema anti-rotação. As cadeiras com Isofix semi-universal do grupo 1, por exemplo, não dispõem de cinto “top tether” mas sim de um pé de apoio frontal.

Caso opte por comprar uma cadeira Isofix do grupo 1 (9/18kgs), deve verificar qual o sistema com que o seu carro vem equipado. Consulte o manual do automóvel e confira se tem o terceiro ponto de apoio, o sistema de ancoragem para o cinto “top tether“, ou seja, se o seu carro está equipado com o sistema Isofix universal. Em caso afirmativo poderá instalar uma Bébé Confort Iséos Isofix, por exemplo. Caso não tenha o sistema de ancoragem superior, poderá optar por uma cadeira Isofix semi-universal, uma Maxi-Cosi PrioriFix, por exemplo.

Tanto a Bébé Confort como a Maxi-Cosi dispõem de listas de modelos de automóveis nos quais se podem instalar as cadeiras Isofix que produzem. Essas listas podem ser consultadas online nos respectivos sites destas marcas e estão em constante actualização.

4 comentários em “Qual é a diferença entre Isofix universal e semi-universal”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *