A importância da literacia infantil no desenvolvimento da criança

Perri Klass

Perri Klass

«A coordenadora do programa “Reach Out and Read” vem a Portugal.

Há 12 anos um grupo de médicos e educadores de Boston criou o programa “Reach out and Read”(ROR). Este programa consiste em oferecer livros e inserir aconselhamento da leitura em voz alta aos pais, nas consultas de rotina e na observação das crianças, feitas por médicos e enfermeiros. Actualmente abrange 3 milhões de crianças, distribui 5 milhões de livros por ano e envolve 47 mil médicos e enfermeiros e profissionais de saúde em muitos Estados. Os resultados têm sido extremamente positivos.

No início do próximo mês de Março, Perri Klass, Presidente do Reach Out and Read National Center e coordenadora clínica do programa ROR, vai estar em Portugal para participar no 25º Encontro Nacional de Clínica Geral, em Vila Moura, onde apresentará uma conferência intitulada: A importância da literacia infantil no desenvolvimento da criança e o papel da Medicina Geral e Familiar. Dois dias antes participará num workshop, em Lisboa, com médicos de medicina familiar, pediatras, educadores e escritores.

Perri Klass é pediatra e escritora. Trabalha como Professora Associada de Pediatria na Faculdade de Medicina e no Centro Hospitalar de Boston. Tem vários artigos, ensaios e livros publicados, de âmbito científico e de ficção. A sua obra mais recente é um volume de contos que será publicado em Julho deste ano,The Mercy Rule. Escreveu outros contos, Love and Modern Medicine, duas novelas, The Mystery of Breathing e Other Women’s Children, e duas colecções de ensaios, Baby Doctor: A Pediatrician’s Training e A Not Entirely Benign Procedure: Four Years as a Medical Student, entre outros. Foi várias vezes premiada pela sua obra literária.
Através de seu trabalho no programa Reach Out and Read (21Kb), Perri Klass consegue ligar a dedicação aos cuidados de saúde dos mais pequenos com a sua paixão pelos livros, pelas histórias, e pela palavra escrita. Num artigo sobre o programa, Perri Klass diz que: “Quando penso em crianças que crescem em casas sem livros, sinto a mesma reacção visceral que sinto quando penso em crianças que vivem sem leite ou sem comida ou sem calor: não pode acontecer, é inadmissível. Empobrece-as e priva-as sem lhes dar sequer a oportunidade que merecem.”

Ler mais aqui , aqui , aqui , aqui , aqui e aqui»

Fonte: SPP – Sociedade Portuguesa de Pediatria

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *