Curso de Preparação para o Nascimento e Recuperação Pós-Parto em Viseu

«O Hospital de Viseu disponibiliza, desde 11 de Fevereiro, um Curso de Preparação para o Nascimento e Recuperação Pós-Parto. A formação, segundo a enfermeira responsável, Isabel Sampaio, surge para colmatar a falta de informação. “Já há muito tempo que os enfermeiros especialistas em saúde Materna estavam a preparar esta formação, mas não havia recursos humanos disponíveis”, refere.

[…] Durante a formação, serão ministrados conhecimentos sobre práticas de respiração e relaxamento, sobre o aleitamento materno, bem como serão desenvolvidas sessões teóricas e práticas sobre o cuidar do bebé.

O curso contempla, ainda, sessões sobre atitudes posturais da gravidez nas actividades do dia-a-dia, sessões de sensibilização para prevenção da incontinência urinária e sessões sobre massagens aos recém-nascidos.

A visita à maternidade é outra das actividades realçadas por Isabel Sampaio. “Queremos tornar conhecido o desconhecido. Por isso, já realizamos uma visita aberta, todas as terças-feiras, às 11h30. A grávida procede à visita às instalações, às urgências, ao bloco de partos e às salas de internamento”, explica.

Na primeira fase do curso, podem participar as grávidas, a partir das 28 semanas de gestação, que são acompanhadas na consulta externa. Segundo Isabel Sampaio, o curso tem especial importância para as grávidas adolescentes, que são seguidas nas consultas para adolescentes. A formação decorre às segundas, terças e sextas-feiras, entre as 17 e as 18 horas, no Ginásio do Serviço de Medicina Física e Reabilitação. As inscrições são efectuadas através do preenchimento da ficha de dados, que será entregue na consulta externa.»

 

Fonte: Jornal do Centro, ed. 312, 07 de Março de 2008

3 comentários em “Curso de Preparação para o Nascimento e Recuperação Pós-Parto em Viseu”

  1. Eu gostava de participar num curso de preparaçao para o parto para me sentir antes informada e depois como fazer.. pos parto

  2. A preperaçao para o nascimento, que se realiza no hospital de viseu é optimo. Tem profissionais 5*,que esclarecem duvidas, que ajudam a enfrentar o medo do trabalho de parto e parto.Alem das tecnicas de relaxamento, da resposta a dar em determinada situaçao do TP e parto, há tambemas sesses teoricas que soa excelentes nomeamente os cuidados com o recem-nascido.Os parabens ao hospitalde viseu, principalmente para os excelentes profissionais que fazem parte desta equipa, nomeadamente os enf. carmen e jorge

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *