Aleitamento materno favorece o desenvolvimento da inteligência

«O aleitamento materno prolongado auxilia o desenvolvimento cognitivo e a inteligência das crianças, revela um estudo canadiano. A investigação foi dirigida por Michael Kramer, da Universidade McGill de Montreal, que utilizou uma amostra de 14 mil crianças na Bielorrússia. Trata-se, por isso do maior estudo alguma vez realizado numa amostra aleatória.

A equipa de Kramer, professor de pediatria, epidemiologia e bioestatística na Faculdade de Medicina daquela universidade, concluiu que o aleitamento materno produz uma subida do quociente intelectual das crianças e uma melhoria do seu rendimento escolar.

Cerca de 14 mil crianças foram seguidas durante seis anos e meio em cerca de trinta hospitais e clínicas da Bielorrússia. Metade das mães foi exposta a um programa para encorajar o aleitamento materno, enquanto as outras continuaram a receber o habitual acompanhamento pós-natal.

As conclusões do estudo foram apresentadas na segunda-feira e estão publicadas no último número da revista norte-americana “Archives of General Psychiatry”.»

Fonte: Rádio Renascença

Para saber mais: v. http://www.mcgill.ca 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *