Para passar com serenidade da amamentação ao biberão

biberon_im Comece pelo menos três semanas antes da data em que pretende deixar de dar de mamar ao seu bebé. Este processo faz-se em três etapas:
• Comece por substituir uma mamada por um biberão, de preferência ao fim da tarde quando tem menos leite. Mantenha este biberão durante 3 ou 4 dias até que o bebé se habitue.
• Substitua uma segunda mamada. Escolha de preferência uma mamada em alternância entre as mamadas e os biberões e depois no fim de 3 ou 4 dias, substitua uma terceira mamada, mantendo o princípio da alternância durante 3 ou 4 dias.
• Se desejar deixar de mamar ao seu bebé parcialmente, continue este ritmo, guardando as mamadas da manhã e da noite e depois só a mamada da manhã. Se desejar deixar de dar de mamar de vez, continue com este ritmo até a substituição de todas as mamadas.
Ainda mais conselhos…
• Quando começar a dar os primeiros biberões, nunca force o bebé! Seja paciente e tente novamente ao cabo de 10 minutos em caso de recusa. Se o bebé recusar outra vez, espere biberon ainda alguns minutos antes de dar de mamar.
• Se o bebé estiver habituado à chupeta, escolha uma tetina do mesmo material.
• Se possível, tire o seu leite e dê-lhe nos primeiros biberões. Já muda para o biberão, deixe-o habituar-se ao leite em pó!
• Não hesite em chamar o papá! Longe de si e do seu cheiro, o bebé aceitará mais facilmente o biberão.
• Não repita o mesmo ritual só durante o aleitamento: mude de cadeira e de hábitos para que o bebé não pense que lhe vai dar de mamar.
• Prefira o leite morno ao leite frio porque o bebé está habituado à temperatura do seu leite.

Fonte: Bébé Confort

Um comentário em “Para passar com serenidade da amamentação ao biberão”

  1. Li, atentamente, os vossos conselhos sobre a transição da mama para o biberão. A minha filha tem 4,5 meses e tem de iniciar o biberão, visto que vou iniciar o meu trabalho daqui a 3 semanas. Já tentámos: novas tetinas; tetina aquecida; eu estar ausente enquanto o pai dá o biberão; ambientes diferentes; copo; colher, mas infelizmente estou a ficar desesperada pois não sei como a vou alimentar, durante a minha ausência. Devia iniciar L.A S26 Ha, segundo a médica, mas não estamos a conseguir. Poderão ajudar-me nesse sentido. Muito obrigada. Cumprimentos Ana

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *