O Êxito do Aleitamento Materno

Embora a amamentação seja um acto natural, a técnica é uma habilidade instruída e pode ser necessário tempo e paciência para a mãe e para o bebé.

As seguintes sugestões podem ajudar a evitar alguns problemas durante o período de amamentação. Mas mantenha sempre em mente: Estas sugestões não podem dispensar a ajuda de um profissional de saúde, sempre que surgirem dúvidas ou problemas.

– Posicionar o bebé
– Posição boca / mamilo
– Nutrição
– Controlar o peso do bebé
– Ritmo de amamentação

Posicionar o bebé

Posicionar correctamente o bebé é um elemento chave para uma amamentação bem sucedida. Posicionar o bebé de forma apropriada ajudá-la-á a pegar no mamilo e uma pega correcta permite que o bebé sugue eficazmente e impedindo o surgimento de mamilos gretados e macerados.

A razão principal para os mamilos gretados é a posição incorrecta do bebé no peito! Pode alimentar o seu em diferentes posições.

É importante encontrar uma posição confortável para si e para o bebé. O bebé necessita de acesso livre ao peito. Leve o bebé ao peito e não o peito ao bebé!

Reconhecerá se o seu bebé está bem posicionado quando a garganta está dobrada em linha recta ou ligeiramente para trás e a barriga do bebé contra a sua. A cabeça, o ombro e o corpo do bebé devem estar em linha recta. O bebé deve poder pegar no peito sem ter que se esticar ou torcer.

Posição boca / mamilo

É necessário que o bebé pegue correctamente no peito para evitar danos nos mamilos.

Traga o bebé perto do seu peito e toque-lhe com o mamilo junto da boca. Assim que ele abrir bem a boca, puxe-o rapidamente de encontro ao seio para que o lábio superior e inferior estejam abertos para fora e abarquem a aréola e não apenas o mamilo.

Amamentar ao peito não deve ferir ou causar dor. No início é natural o mamilo ficar um pouco dorido, o que atenua com a continuação de amamentação. No entanto, os mamilos gretados e demasiado macerados não são normais e devem ser vistos por um especialista em aleitamento ou enfermeira assistente.

Nutrição

Embora o período de amamentação seja especial na sua vida, não é necessário comer alimentos especiais e geralmente não é necessário evitar determinados alimentos ou bebidas, à excepção do álcool. Mesmo bebidas com cafeína podem ser consumidas em quantidades limitadas.

Alguns bebés podem reagir quando a mãe come determinados alimentos, mas não significa que seja preciso restringir a dieta. Em todo o caso, observe o seu bebé, você pode evitar esse alimento.

Procure uma dieta equilibrada.

Ainda se tem a ideia de que as mães que amamentam necessitam beber muitos líquidos e bastante leite. Na realidade a mãe deve beber sempre que sente essa necessidade e tal como o faria habitualmente.

Se seguir uma dieta muito especial (por exemplo: macrobiótica ou vegetariana) peça informações precisas de como essa dieta afectará a amamentação e o seu leite.

Controlar o peso do bebé

Muitas mães ficam receosas porque o bebé “não bebe muito leite”. Na maioria dos casos, este medo é infundado. Os profissionais de saúde fornecem algumas dicas que indicam às mães se o seu bebé está a amamentar o suficiente:

– A muda de fralda descartável uma ou duas vezes ao dia, nos primeiros dias, enquanto o bebé mama o colostro.

– A muda de fralda descartável de seis a oito vezes ao dia, a partir do terceiro ou quarto dia.

– O bebé mama frequentemente em média de 6 a 10 vezes num período de 24 horas.

– Os sons do engolir do bebé são audíveis.

– O bebé deve ganhar entre os 120 e 210 gramas por semana, após o quarto dia de vida.

– Um bebé alerta e activo, de aparência saudável, boa cor, pele firme e crescimento cefálico normal.

É importante ter em atenção que nem sempre o choro significa fome.

Ritmo de amamentação

É geralmente melhor alimentar o bebé livremente sem horários rígidos. Na maioria, os bebés saudáveis sabem quando necessitam de se alimentar. Alimente o seu bebé tão frequentemente e como quer, mesmo durante a noite. Quando o seu bebé se torna mais velho e mais maduro a frequência com que amamenta vai diminuindo.

A produção de leite materno ajusta-se a pedido do seu bebé.

Fonte: Medela, Bacelar 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *