Sugestões para aumentar ou reduzir a produção de leite materno

Muito leite / Pouco leite

Muitas mães têm receio que a quantidade de leite seja insuficiente, mas na maioria dos casos esse receio é infundado. No entanto, deverá prestar atenção ao peso do bebé, pois é um bom indicativo se o seu leite é suficiente ou não. Se a sua produção de leite for reduzida procure ajuda junto de um profissional de saúde.

De qualquer forma, as seguintes sugestões podem ajudá-la a aumentar a produção de leite:

– A produção de leite segue o sistema da procura e da oferta, que diz que quanto mais leite for extraído do peito mais leite será produzido. Tente amamentar em cada duas horas durante o dia e cada três horas durante a noite.

– Somente a posição correcta do bebé no peito e no mamilo pode estimular a produção de leite adequadamente. Verifique se a posição e a pega no mamilo estão correctas.

– Descansar e amamentar sem stress podem ser muito eficientes.

– Evite mamilos artificiais pois podem inibir a produção de leite. Utilize-os quando for estritamente necessário (por exemplo: mamilos rasos ou invertidos, mamilos gretados,…)

Peça ajuda a um profissional de saúde neste tipo de situações, ele vai poder dissipar todas as suas dúvidas e receios.

Demasiado leite

– Se for necessário dar um suplemento ou não puder dar o peito, use um copo, um biberão, uma colher ou seringa.

Muito leite pode ser muito desconfortável. As mães que produzem demasiado leite podem sofrer de ingurgitamento e ou mastite.

Para reduzir a produção de leite pode seguir as seguintes sugestões:

Ofereça somente um peito em cada mamada. Para evitar o ingurgitamento no outro peito, extraia apenas o leite suficiente até se sentir confortável. Não esvazie o peito completamente. Aplique compressas frias no peito após ter alimentado o bebé.

Fonte: Medela, Bacelar

11 comentários em “Sugestões para aumentar ou reduzir a produção de leite materno”

  1. Estou amamentando a um mês, mas tive que interromper a amamentação por 48 horas por causa da icterícia prolongada. Depois disto, minha produção caiu muito e fico insegura pois não escuto as goladas o tempo todo, ele mama e engole, passa um pouco engole outra vez, tenho medo dele não estar recebendo leite suficiente.

  2. Me ajudem! Já tive mastite 2 vezes e tenho ingurgitamento(leite pedrado) frequentemente. Quero saber como posso produzir menos leite, pois sofro muito. Meu bebê tem trÊs meses e só mama, mas no próximo mês, começará a comer sopinha. Fico com medo, pois produzo muito leite e com outra alimentação é que irá pedrar mesmo. O que eu faço?

  3. Ana:
    Temo que não a possamos ajudar…
    Tal como se indica no texto, nestas situações mais vale pedir ajuda a um profissional de saúde; é o mlehor para dissipar todas as suas dúvidas e receios.

  4. meu bebê não oara de chorar dorme só alguns minutos e mama quase 40 minutos em cada seio o que posso fazer.
    Obrgado pela atenção.

  5. ´~ao sei o que fazer. O meu bebe tem quase 2 meses, mama de 2 em 2 horas, mas no final da mamada chora como se nao tivesse ficado satisfeito por completo. Estou a tomar a Promil.Ajudem-me, nao quero parar de lhe dar a maminha, mas penso que seja necessario introduzir-lhe algum suplemento, nao? Em 15 dias aumentou 800 gramas

  6. Perdi meu bebe com tres meses de gestação, e estou produzindo muito leite, isso é normal? como faço pra parar o leite?

  7. meu bb tem 18 dias…nao dorme mais de meia hora após cada mamada, e quase sempre mama só num peito, dorme logo. estou a 18 dias sem dormir…isso é um sinal de que ele fica sempre com fome? nao aguento mais ficar sem dormir…seria aconselhável dar outro leite?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *