Para um bebé de 5 meses devo colocar a cadeira virada para trás ou posso colocá-la virada para a frente?

Uma leitora do blog enviou-nos esta pergunta ontem. Recebemos questões destas recorrentemente – todas as semanas, às vezes, todos os dias. Basicamente, quando o bebé passa para uma fase em que está mais desperto e alerta, os pais consideram a hipótese de os virar para si, para a frente, instalando a cadeira no sentido da marcha. Coisa que decididamente não podem fazer. Aqui fica a questão da nossa leitora e a nossa resposta:

PERGUNTA

“Para um bebé de 5 meses devo colocar a cadeira virada para trás ou posso colocá-la virada para a frente? Comprei ontem uma cadeira e na loja disseram-me que podia fazer com que o bebé se sentisse melhor…”

RESPOSTA

“Tem que colocar a cadeira no sentido oposto ao da marcha!

VIRADA PARA TRÁS!
DE COSTAS PARA A ESTRADA!

Não há outra forma. Não é uma questão de “poder ou não”. O ÚNICO MODO DE TRANSPORTAR UM BEBÉ COM 5 MESES NUMA CADEIRA AUTOMÓVEL É INSTALANDO A CADEIRA VIRADA PARA TRÁS!

Pedimos desculpa por ser tão enfáticos mas esta é uma questão decisiva para a segurança do seu bebé e uma que não admite dúvidas ou erros.
Ainda bem que perguntou, significa que se preocupa com a segurança do seu bebé. Parabéns.”

23 comentários em “Para um bebé de 5 meses devo colocar a cadeira virada para trás ou posso colocá-la virada para a frente?”

  1. mas se o bebé tiver 20 meses, com 13 quilos e o carro for comercial… como se transporta a criança nesta situação?
    porque já nao cabe no côco!

  2. Ana:
    Nessa situação é muito difícil transportar o bebé num carro comercial…

    Copiamos aqui uma nossa resposta anterior:

    «Transportar uma criança no banco da frente é possível:

    “Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda” (estando o airbag frontal desactivado no lugar do passageiro);

    ou:

    “Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.”

    Estas são as condições estabelecidas pelo Artigo 55.o (Transporte de crianças em automóvel) do Decreto-Lei n.º 44/2005 de 23 de Fevereiro.

    No entanto, as organizações que se dedicam ao estudo da segurança rodoviária recomendam que o transporte de crianças em automóvel se faça preferencialmente nos bancos da retaguarda.»
    Uma possibilidade seria uma cadeira Grupo 1+2 instalada no sentido inverso ao da marcha. No entanto, desconhecemos qualquer cadeira desta no nosso mercado (neste momento) e para além disso, trata-se geralmente de cadeiras semi-universais, isto é, cadeiras que se adapatam apenas a alguns modelos de automóvel.

  3. Teoricamente, para uma cadeirinha de bebé, o melhor lugar é o lugar central (por causa dos impactos laterias). No entanto, por uma questão prática (colocar e retirar o bebé) e porque o lugar central é muitas vezes mais pequeno ou tem um braço destacável (situação em que não se recomenda a colocação da cadeira nesse lugar), a maioria das pessoas instala a cadeirinha do lado do passeio, uma vez que esta posição torna mais segura e fácil a colocação do bebé na cadeirinha.

  4. adquiri uma cadeira da bebe confort axiss e queria saber se esta cadeira pode ser instalada de costas para a estrada!
    o meu filho fez 6 meses no dia 1 deste mes e o pediatra disse que ja podemos o bebe nessa cadeira visto que ele tem 70cm e pesa 8.5kg e ja e pequeno para o ovo da maxi cosi!

  5. gostari a de saber se conduzir um veículo de 5 lugares só vou la eu como adulto, se o meu bebe pode ir comigo à frente? sei que tem de ser na cadeira propria pa 4 meses e virada no sentido contrario da marcha. espero resposta obrigada

  6. Rita:

    Transportar uma criança no banco da frente é possível:

    “Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda” (estando o airbag frontal desactivado no lugar do passageiro)”.
    Estas são as condições estabelecidas pelo Artigo 55.o (Transporte de crianças em automóvel) do Decreto-Lei n.º 44/2005 de 23 de Fevereiro.

  7. Não querendo desautorizar o seu pediatra, o seu bebé deve continuar na cadeirinha da Maxi-Cosi porque, com esse peso e apesar de estar comprido, ainda pode (e deve) continuar no “ovinho” da Maxi-Cosi.
    Em relação à Axiss, esta cadeira só pode ser instalada no sentido da marcha.

  8. Bom tenho uma bebê de 5 mesês já posso carregar na cadeirinha onde posso encontrar -la?

  9. O meu filho vai fazer este mês 1 ano e ainda viaja no carro com a cadeirinha atrás e de costas no sentido da marcha. A cadeira dele é de 9 a 36 kilos, ele já pesa 11kilos, Quando é que o poderei virar para a frente?

  10. Boa tarde Teresa.

    À partida, pelo que nos diz, já poderá transportar o seu filho no sentido da marcha na cadeira 1/2/3 que tem. Contudo, deve andar com ele na cadeirinha voltada para trás o máximo tempo possível. Por isso, se ele ainda lá estiver bem e como a cadeira está homologada atá aos 13 kg continue a transportá-lo nessa cadeirinha. O factor mais relevante para o trocar de cadeirinha será o facto de a cabeça deixar de estar apoiada pela cadeira.

    Esperamos ter ajudado.

    Com os melhores cumprimentos,

    Bébé Confort Coimbra

  11. minha filha tem 5 meses,ela nao cabe no nênê conforto,ela tem 10kg posso colocar ela na cadeira?
    a cadeira e apartir de 9kg?

  12. Jaqueline:
    A sua filha deve continuar a circular numa cadeira voltada para trás. Apesar de ter 10kg, é muito pequenina para colocar numa cadeira voltada para a frente. Uma boa opção para si poderia ser a cadeira do Grupo 0+/1 (dos 0 aos 18kg) Opal.

  13. Thais:
    Desconhecemos o conteúdo exacto da legislação brasileira. Todavia, em termos de segurança, só deve colocar um bebé no banco da frente se a cadeira puder ser instalada voltada para trás e se o airbag frontal puder ser desactivado.
    De qualquer modo, é mais seguro viajar com o bebé nos bancos da retaguarda.

  14. Bom dia,
    Tenho exactamente a mesma questão.
    A minha filha tem 5 meses e meio e largou agora o “ovinho”, pois é muito comprida e pesada para aquilo.
    Para tal tive de comprar um carinnho novo de passeio, o Loola, pois dá para andar virado para a frente e para trás e uma cadeirinha Opal 0+/1.
    Acontece que, tem sido completamente desesperante a logística de a pôr e tirar do carro, pois virada de costas, com a cadeira já colocada, uma vez que os cintos ficam muito altos, não tenho como a colocar, confortavelmente, dentro da cadeira, pois tem de passar por cima do cinto.
    Gostava de saber qual o conselho da Bébé Confort no caso em apreço, pois prevejo que a situação se vá agravar em dias de chuva!
    Muito obrigada.
    Cumprimentos,
    Joana Neves

  15. Tenho um bebe de 2 meses, o bebe conforto tem que ser instalado virado para trás mesmo eu estando dirigindo e ele estib]ver sozinho no banco de trás?

    No Aguardo,

    Obrigada!

  16. Sim, Elenize, a criança deve circular num bebê conforto virado para trás. Para facilitar a vigilância da criança pode instalar um espelho retrovisor suplementar dirigido apenas para a criança.

  17. boa noite, tenho um opel astra comercial, a minha filhota tem 2 anos e 13 quilos, posso usar a cadeira apropriada para ela sem ter que desactivar quaquer air-bag? quais sao os riscos de saude e legais?

  18. Meu beeb tem quatro meses e pesa 7 kg e meio gostaria de saber se posso usar a cadeirinha de 0 a 25 kg,pois ela nao cabe confortavelmente no bebe conforto suas perna ficam dobradas,estou com uita duvida em q cadeira comprar

  19. Ângela: em grela, deve-se preocupar mais com o modo como a cabeça do bebê está apoiada pelo bebê conforto. Com quatro meses e tkg o bebê conforto deverá ser o melhor modo de transportar o seu bebê. Não se deve preocupar tanto pelo facto dos pés do seu bebê já chegarem ao banco do automóvel.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *