Dia Internacional da Parteira

«O Dia Internacional da Parteira – comemorado todos os anos a 5 de Maio – foi instituído pela Organização Mundial de Saúde em 1991, para salientar a importância do trabalho das parteiras em todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres. Em diversos países, o Dia Internacional da Parteira tem sido comemorado por várias organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres, de que se destaca o ICM (International Confederation of Midwives), com responsabilidades acrescidas na divulgação e valorização dos contributos das parteiras para os ganhos em saúde da população mundial.

[…] A prática clínica dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica caracteriza-se pela intervenção própria na gestão de cuidados de Saúde à Mulher no seio da Família, pelo enfoque na promoção da saúde e prevenção da doença, considerando a gravidez como um acontecimento natural na vida da Mulher, pelo que deve incluir a educação para a saúde ante, pré e pós-natal, a preparação para o parto e a parentalidade, abrangendo a saúde sexual e reprodutiva.

Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica são responsáveis não somente pelos cuidados que prestam directamente às mulheres, mas também pela identificação atempada das que devem beneficiar de outros níveis de cuidados, estando habilitados a detectar complicações e a aplicar medidas de emergência.

Enquanto profissionais de saúde autónomos comprometem-se a contribuir para a melhoria das condições de acesso equitativo a cuidados de saúde de qualidade e risco controlado.»

Fonte: Parteiras e Enfermeiras Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica – Texto da CEESMO – 05.Maio.08

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *