O calor de Verão torna especialmente perigoso deixar as crianças sozinhas nos carros

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA alertou, através de comunicado de imprensa de 9 de Junho passado, que o risco de uma lesão grave ou morte durante o tempo quente é agravado para crianças deixadas sozinhas em veículos. Uma nova pesquisa mostra que para as crianças a hipertermia (choque de calor) é a principal causa de mortes em veículos não devidas a uma colisão.

De acordo com Ronald Medford, Administrador da NHTSA, “mesmo com as janelas abertas 5cm, são apenas necessários 10 minutos para que o interior do veículo atinja temperaturas letais num dia quente de Verão”. “As crianças nunca devem ser deixadas sozinhas dentro ou perto de um veículo a motor, nem mesmo para fazer um recado rápido. Muitas coisas podem correr mal num abrir e fechar de olhos.”

Nos Estados Unidos, em cada ano, 262 crianças com idade inferior a 14 anos morrem e 115.000 ficam feridas em incidentes não relacionados com o trânsito em estradas privadas, acessos e estacionamentos, segundo um novo estudo da NHTSA. Destas, 44 mortes e 105.000 feridos são resultado de incidentes sem colisão. Estes incidentes incluem hipertermia, estrangulamento por janelas eléctricas, envenenamento por monóxido de carbono e outros.

Muitas das restantes mortes e ferimentos, em incidentes não relacionados directamente com o trânsito, ocorrem quando o condutor faz marcha atrás sem se aperceber que há uma criança na retaguarda do veículo.

Algumas dicas de segurança da NHTSA para prevenir a hipertermia:

• Nunca deixe uma criança sozinha num veículo.

• Não deixe as crianças a brincar sozinhas num veículo . Ensine-lhes que um veículo não é uma zona de brincadeira.

• Nunca deixe bebés ou crianças num veículo estacionado, mesmo que as janelas estejam parcialmente abertas ou que o motor esteja a funcionar e o ar condicionado esteja ligado.

• Tome por hábito inspeccionar o habitáculo do veículo, à frente e atrás, antes de fechar as portas e se ausentar.

• Coloque a sua bolsa, pasta ou qualquer outra coisa de que necessite no banco da retaguarda de modo a que tenha de olhar para trás antes de sair do carro.

• Bloqueie sempre as portas e a mala do veículo e mantenha as chaves fora do alcance das crianças

• Se vir uma criança sozinha num veículo quente, chame a polícia ou o 112. Sinais de aviso podem incluir: pele vermelha, quente, húmida ou seca, sem transpiração, pulso forte ou fraco, náusea e comportamento estranho.

Fontes:

CONSUMER ADVISORY: Parents and Caregivers Reminded that Summer Heat Makes It Especially Dangerous to Leave Children in Cars”, National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), 9 de Junho de 2009

Not-in-Traffic Surveillance 2007 – Children”, NHTSA’s National Center for Statistics and Analysis, Junho 2009

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *