Questões Frequentes sobre o Bisfenol A

O que é preciso saber sobre o Bisfenol A?

O Bisfenol A é um composto químico do policarbonato. É utilizado já há muitos anos no fabrico de objectos de plástico tais como garrafas, latas (revestimento interior), biberões… O policarbonato sempre foi um material escolhido para os biberões pela sua transparência e grande resistência (contrariamente ao vidro).

O que dizem as autoridades acerca do Bisfenol A nos biberões em policarbonato?

  • Em Julho e depois em Outubro de 2008, a EFSA* confirmou de novo a sua posição sobre o BPA. Concluiu que o corpo do ser humano, incluindo o dos recém-nascidos, é capaz de eliminar o BPA do seu sistema e confirma portanto as doses diárias aceitáveis a partir das quais são baseadas as normas (dose que não apresenta risco para a saúde).
  • Além disso, a norma relativa aos biberões europeus (NF EN 14350) ainda é mais restrita no que diz respeito à migração do BPA do que para qualquer outro produto que contém alimentos (latas, garrafas de água, etc.). Os limites de aceitação são de facto 20 vezes mais fracos, o que aumenta a margem de segurança para os recém-nascidos.
  • Em Outubro de 2008, segundo a AFSSA*, os biberões em policarbonato podem ser aquecidos no microondas sem riscos de acentuar a migração do BPA para os alimentos. De facto, os estudos mostram que em condições realistas de aquecimento, a migração do BPA é muito inferior às doses diárias aceitáveis.

O Canadá optou por proibir em 2009 a venda dos biberões em policarbonato contendo Bisfenol A no seu território, por precaução. As autoridades canadianas admitem no entanto que não está provado que os níveis de exposição ao Bisfenol A nos recém-nascidos e bebés tenham efeitos nocivos na sua saúde. É preciso salientar que o Canadá não dispõe, ao contrário da Europa, de normas sobre os biberões, incluindo a dosagem do Bisfenol A. Além disso, os estudos que põem em causa as conclusões sobre o BPA foram levados a cabo sobre roedores, mas na Europa e nos Estados Unidos, os estudos científicos realizados por especialistas salientaram o carácter não transponível ao corpo humano.

Será que podemos utilizar com confiança os biberões em policarbonato da Bébé Confort?

Na Bébé Confort, fazemos questão de seguir à risca as regulamentações em vigor e estamos sempre em contacto com os institutos de segurança para garantir a conformidade dos nossos produtos e sobretudo a saúde dos bebés.
Todos os nossos biberões em policarbonato respondem às exigências em vigor, são testados e aprovados por laboratórios independentes. A Bébé Confort oferece mesmo produtos que vão bem além das normas porque todos os resultados das análises de migração do BPA efectuadas nos nossos biberões são inferiores ao limite de detecção do sistema de análise.

Que escolha tenho para o meu bebé?

Para as mães que hesitam quanto à posição das autoridades de segurança e que desejam escolher outro material para o seu bebé, a Bébé Confort propõe uma gama de biberões de vidro, anéis de dentição e acessórios para as refeições sem Bisfenol A.
Desde sempre, a Bébé Confort concebe biberões e equipamentos de puericultura seguros, práticos e actuais para permitir aos pais e ao bebé saborear plenamente a felicidade de estarem juntos.

*EFSA : Agência europeia de segurança alimentar
*AFSSA : Agência francesa de segurança sanitária dos alimentos

Fonte: Bébé Confort

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *