O banho do bebé é um momento especial entre mãe e filho devendo proporcionar bem-estar, tranquilidade e relaxamento. Este deverá ser dado diariamente e ao fim do dia, em ambiente calmo e pouco demorado, com o quarto a uma temperatura de 22ºC.
A epiderme do recém-nascido de termo é comparável à de um adulto, sendo no entanto, menos espessa, menos pigmentada e menos hidratada. Deve manter a sua integridade para poder cumprir as suas principais funções: de relação (órgão sensorial) e de protecção (barreira).
Assim deverá:
– Assegurar-se previamente de que tem tudo o que vai precisar à mão, incluindo a roupinha que vai vestir.
– Não deixar o bebé sozinho nem por um só momento, porque pode deslizar e mergulhar mesmo em pouca água.
– Usar banheira adequada ao tamanho do bebé, com tapete de borracha ou toalha turca no fundo.
– Verificar sempre a temperatura da água (37ºC) antes de iniciar o banho do seu bebé.
– São aconselhados loções de banho / limpeza sem detergentes, sem perfumes, sem conservantes (parabenos) pelos riscos de toxicidade e alergia local ou sistémica.
– Colocar o bebé na banheira semi-inclinado para trás, com a cabeça apoiada no antebraço da mãe. A mão da mãe deverá agarrar o ombro com firmeza.
A água da banheira não deverá ultrapassar a altura do peito do bebé.
– Lavar o rosto apenas com água.
– Não deve voltar o bebé para lavar as costinhas.
– Lavar bem todas as pregas.
– Enxugar o bebé em toalha macia, previamente estendida sobre a mesa dando especial atenção às pregas.
– Se o recém-nascido ainda conservar o cordão umbilical, este deve ser limpo com gaze esterilizada embebida em álcool e deixado livre. – Após o banho usar cremes hidratantes / emolientes. Na zona do períneo usar cremes barreira ou óxido de zinco se houver dermite irritativa (vermelhidão).
Fonte: Fichas Bebé Confort.
Com a colaboração de Laurentina Cavadas (Médica Pediatra)
olá
olha , eu acho que tu devias por mais coisas de bebe na net , porque muita gente se importa pelos filhos , como no meu caso !!!
ben