Marcos visuais no final do 3º mês – (AAP)
-
Observa faces intensamente
-
Segue objectos em movimento
-
Reconhece objectos familiares e pessoas à distância
-
Começa a usar mãos e olhos em coordenação
A boa visão tem um papel muito importante no desenvolvimento precoce motor e cognitivo.
Os olhos tornam-se tanto mais funcionais quanto mais a criança precisar deles.
Só nesta fase consegue distinguir tonalidades subtis de vermelho, azul e amarelo. O vermelho e o azul parecem ser as cores favoritas da maior parte dos lactentes desta idade. À medida que vão crescendo vão aumentando o gosto por padrões e formas mais complexas.
Aos quatro meses o alcance da visão aumentou para vários metros e continua a aumentar até que cerca dos sete meses a visão estará mais perto da maturação. Aprende a seguir movimentos cada vez mais rápidos com os olhos.
À medida que melhora a coordenação mão / olho o bebé será também capaz de segurar os objectos.
A melhor maneira de estimular a visão do bebé é colocar um objecto móvel pendurado no berço ou na sua frente quando sentado.
Aos cinco meses o bebé rapidamente fica rapidamente cansado e procura outros objectos para observar. Nesta idade pode puxar para si o objecto móvel, motivo por que dever-se-á retirar do berço os objectos pendurados.
Uma maneira de manter o interesse visual do bebé é passeá-lo pela casa ou sair à rua. Devemos ajudá-lo a observar novos objectos, ao mesmo tempo que lhe vamos dizendo o nome deles.
Um espelho é outra fonte de fascinação nesta idade.
O bebé deve ser observado como responde quando se lhe apresenta novas formas e cores. Se lhe parecer não estar interessado em objectos novos ou um dos olhos se desviar, dever-se-á informar o pediatra.
Fonte: Fichas Bebé Confort.
Com a colaboração de Laurentina Cavadas (Médica Pediatra)