À medida que se vai conhecendo o bebé, rapidamente nos apercebemos que há momentos em que está muito alerta e activo, momentos em que está acordado, mas bastante passivo e outras vezes cansado e irritável. Estes chamados estádios de consciência vão alterar-se rapidamente durante o 1º mês de vida.
Há 6 estádios de consciência – 2 de sono e 4 de vigília – que se alternam várias vezes por dia.
Estádio 1 – sono profundo – o bebé está muito quieto, sem se mover e praticamente não responde. Um barulho repetido no ouvido, apenas o fará mexer-se um pouco.
Estádio 2 – sono mais activo – o mesmo barulho no ouvido irá provocar-lhe um sobressalto e fá-lo-á acordar. Durante este sono ligeiro, poderá ver-se movimentos rápidos dos olhos mantendo as pálpebras fechadas. Estes 2 estádios de sono alternam-se ciclicamente. Por vezes o bebé refugia-se neste estádio quando está muito estimulado ou cansado.
Estádio 3 – acontece quando o bebé acorda ou começa a adormecer. Os olhos rodam para trás enquanto as pálpebras se fecham. Pode esticar-se, bocejar ou sacudir braços e pernas.
Uma vez acordado irá para um dos 3 restantes estádios: fica acordado, feliz mas relativamente imóvel – estádio 4; fica alerta e muito activo – estádio 5; ou fica a chorar – estádio 6.
Se, nos estados 4 e 5 – quando está acordado e feliz, fizerem um barulho junto ao ouvido, ele fica quieto e vai rodar a face para a fonte do som. Esta é a altura em que o bebé está mais reactivo e atento ao que se passa à sua volta.
Fonte: Fichas Bebé Confort.
Com a colaboração de Laurentina Cavadas (Médica Pediatra)