ISOFIX

A Organização Internacional de Normalização (ISO) é constituída por representantes de vários organismos nacionais (no caso de Portugal é o Instituto Português de Qualidade) com o objectivo de estabelecer soluções, regras ou linhas directrizes, para assuntos que têm carácter repetitivo, ou seja, criar normas. Os trabalhos da ISO resultam em acordos internacionais que são publicados como normas internacionais, também chamadas abreviadamente de ISO.

De entre as normas para sistemas de retenção publicadas pelo Comité Técnico da ISO para os veículos rodoviários (TC 22), uma das mais conhecidas é, sem dúvida, a que se refere ao sistema de encaixe de sistemas de retenção para crianças comummente referido por ISOFIX (norma ISO 13216-1).

ISOFIX* é a abreviatura de “Organização Internacional de Normalização FIX”. É uma norma para instalar cadeiras de automóvel para crianças e visa simplificar e tornar mais simples a instalação destas cadeiras nos automóveis.

Com esta norma, os carros são fabricados com pontos ISOFIX em localizações pré-determinadas. Os fabricantes de cadeirinhas, ao colocarem igualmente pontos de fixação ISOFIX nesses equipamentos, fazem com que as cadeiras de segurança automóvel sejam simplesmente encaixadas nos pontos ISOFIX do automóvel.

Esta norma foi inicialmente proposta no início dos anos 90 mas demorou mais de uma década até se ter chegado a um consenso sobre as normas técnicas.

O objectivo a atingir com esta norma era criar um sistema que fosse um modo universal de fixar as cadeiras de segurança automóvel, que eliminasse os problemas de instalação incorrecta (comuns com o uso dos cintos de adulto) e que melhorasse o desempenho dos sistemas de retenção para crianças ao nível da segurança (já que as cadeiras passavam a ter uma ligação rígida e directa à estrutura do automóvel).

Apesar de ser uma ideia aparentemente simples – os fabricantes de automóveis têm de fornecer âncoras em localizações padronizadas que permitam a instalação simples das cadeiras equipadas com pontos de fixação – só agora é que o ISOFIX se está a tornar parte do equipamento instalado nos carros novos. Aliás, desde Fevereiro de 2006, os fabricantes de automóveis são obrigados a equipar os modelos novos com o sistema ISOFIX. (Quanto aos modelos antigos, presentes no mercado, os fabricantes têm até 2011 para os adaptar a este sistema.)

As cadeiras-auto ISOFIX são concebidas especialmente para serem instaladas com esse sistema (apesar de muitas também se poderem instalar com cintos de 3 pontos) e estão equipadas com adaptadores Isofix.

Tanto a Bébé Confort como a Maxi-Cosi têm disponíveis online a lista de modelos de automóveis compatíveis com as suas cadeiras ISOFIX:

Maxi-Cosi CabrioFIX (Maxi-Cosi EasyFIX)

Maxi-Cosi PrioriFIX

Bébé Confort Iséos IsoFIX

*Nos E.U.A. o sistema ISOFIX é conhecido como LATCH – “Lower Anchors and Tethers for CHildren”.

2 comentários em “ISOFIX”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *