Bebés Tinoni

“O PAI NATAL colocou, no passado dia 24 de Dezembro, um recém-nascido no sapatinho de uma família de Vila Verde. Mais de um ano depois do fecho do Bloco de Partos do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HD FF), em Novembro de 2006, este é o terceiro bebé que nasce nas urgências daquela unidade hospitalar. E já nasceram três crianças em ambulâncias, na A14, a caminho de Coimbra. A mãe que tinha sido transportada para o HD FF por uma ambulância da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, foi posteriormente transferida, já com o seu filho nos braços, para uma das maternidades de Coimbra.”

 in Diário As Beiras, Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2007.

Esta nota, no Diário As Beiras, retrata uma realidade que, independentemente do mérito da decisão, decorre, pelo menos em parte, das medidas tomadas no sentido de reorganizar os serviços das maternidades em Portugal. Recorde-se que o governo decidiu encerrar 9 maternidades que registavam menos de 1500 partos por ano.

A propósito deste tema, a TSF fez uma excelente reportagem (“Bebés Tinoni”) cujo registo audio está disponível no seu site. A reportagem incide sobre alguns casos – em Resende e na Figueira da Foz – em que as mães acabaram por dar à luz sem terem conseguido chegar à maternidade de destino.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *