O leite materno contém tudo o que o bebé necessita para o seu desenvolvimento: água (o principal componente do leite), proteína, gordura, hidratos de carbono, minerais, vitaminas e ferro; encontra-se sempre à temperatura adequada, seja qual for o local onde se encontre; além do mais, é estéril e económico.
O leite materno oferece outros benefícios e por isso é superior a qualquer outra fórmula de leite; proporciona ao bebé a imunidade e os anticorpos que foram formados no corpo da mãe na luta contra os germes e micróbios patogénicos. Este tipo de protecção é importante para o bebé, uma vez que o seu sistema imunológico ainda se encontra em desenvolvimento.
O primeiro leite (colostro) contém particularmente muitas imunoglobulinas, que possuem vários efeitos, inclusivamente o efeito anti -séptico.
O leite materno tem-se tornado cada vez mais importante no que diz respeito à prevenção de alergias, dado que a intolerância e alergia alimentares têm vindo a aumentar. Muitos recém-nascidos não conseguem tolerar a proteína do leite de vaca. Por isso, o aleitamento materno durante um período de seis meses é uma excelente prevenção contra alergias.
No caso de algum membro da família sofrer de alergia, contacte um especialista em aleitamento IBCLC (Especialista em Aleitamento reconhecido pelo Comité Internacional), a sua parteira ou o pediatra, se possível durante a gravidez, para se aconselhar sobre as medidas preventivas.
É sabido que o aleitamento materno traz muitos benefícios para o bebé. São igualmente muitos os benefícios para a mãe. Quando o bebé mama é segregada a oxitocina, uma hormona que estimula a contracção dos músculos ajudando o útero a regressar ao seu tamanho normal. O risco de hemorragias pós-parto é igualmente reduzido.
Fonte: Medela: “Amamentar ao peito”.