Norma de Segurança Europeia – cadeiras de segurança automóvel

«O uso de cadeiras auto para crianças menores de três anos é da máxima importância para limitar as lesões em caso de colisão. As investigações realizadas demonstram que, sem a cadeira auto, as crianças correm mais riscos de sofrer lesões graves em comparação com as crianças que viajam numa cadeira auto.

Por isso, a Comissão Económica Europeia considera importante que as crianças estejam bem protegidas em qualquer situação de acidente. A Comissão Europeia investiga actualmente quais as medidas que poderão ser tomadas neste âmbito. As normas serão aplicáveis em todos os estados-membros da União Europeia.

À espera dos resultados desta investigação, a Comissão Europeia estabeleceu, entretanto, a seguinte directiva:

As cadeiras auto deverão ser aprovadas em conformidade com a norma de segurança europeia ECE R44/03, directiva 77/541/CEE ou alterações posteriores das mesmas.

A partir de 9 de Maio de 2009 será proibido o uso ou a venda de cadeiras auto para automóveis que não cumpram com esta directiva. Por isso, verifique a etiqueta cor-de-laranja existente na sua cadeira auto, que indica o número da aprovação.
Na prática, isto significa que as cadeiras auto com a certificação ECE R44/03 ou, ainda melhor, a ECE R44/04, cumprem com a norma. Se a sua cadeira auto apresenta o número de aprovação ECE R44/02 ou ECE R44/01, então será proibida a sua utilização. O mesmo se aplica para as cadeiras auto que tenham sido aprovadas por um Instituto Nacional e não pela Comissão Europeia.

Estas cadeiras auto são extremamente obsoletas e já não oferecem uma protecção adequada. Portanto, para a segurança do seu filho, é importante que verifique sempre a sua cadeira auto!»

Fonte: Maxi-Cosi 

8 comentários em “Norma de Segurança Europeia – cadeiras de segurança automóvel”

  1. comprei uma cadeira europeia só que não gostei da cor , onde posso troucar na loja só tinha essa.

  2. Pedimos desculpa mas desconhecemos quais são os pontos de venda da Bébé Confort no Brasil.

  3. Nào sei onde encontar cadeira de seguranca para auto para criança de 3 anos pesando a3 kilos, moro em Belpem,
    Fico no aguardo de dicas

  4. Gostaria de saber se as alcofas rígidas que habitualmente se vendem com os conjunto de carrinho de passeio, tendo o devido Kit de cintos para fixar ao carro está legalizada para circular nos automóveis.

  5. À partida, se tiverem o respectivo kit, deverão estar aptas para serem utilizadas no automóvel. Todavia deverá sempre consultar o respectivo manual. A alcofa Windoo Plus da Bébé Confort, por exemplo, está homologada para circular em automóvel.

  6. Gostaria que me informassem se o ovo da chicco com ECE R44/03 ainda se encontra com a norma europeia. Vou ter um bebé daqui a menos de 1 mês e o ovo já era de um menino e tem 5-6anos se tanto.
    Obrigada pelo esclarecimento.
    Cumprimentos Joana

  7. Joana: Só os sistemas de retenção de crianças com ECE R44/04 ou o mais recente R129 (i-Size) podem ser comercializados. As cadeirinhas ECE R44/03 já não podem ser comercializadas mas ainda se podem utilizar. Todavia há que ter em atenção que estas cadeirinhas já estarão algo desactualizadas e até mesmo desgastadas, tendo em conta o tempo de circulação. A ECE R 44/03 entrou em vigor em 1995!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *