Cuidados a ter com o bebé – Cadeiras de papa e Parques

As crianças não vêem o mundo como os adultos. Por isso, devemos tentar sempre colocarmo-nos no lugar das crianças no sentido de perceber melhor os riscos e assim proteger melhor o seu universo.

image CADEIRAS DE REFEIÇÃO

A cadeira deve ter uma base larga para não inclinar quando alguém, acidentalmente, embater contra ela.

Se for desdobrável, assegure-se de que o dispositivo de fecho esteja bem firme, todas as vezes que a criança se sentar nela.

Prender a criança com o cinto de segurança, sempre que esteja sentada. Nunca permitir que a criança se levante na cadeira.

Nunca colocar a cadeira perto de balcão ou mesa ou ao alcance de objectos quentes e perigosos. A criança pode ser capaz de empurrar com força contra estas superfícies e inclinar a cadeira.

Nunca deixar a criança sozinha numa cadeira alta e não permitir que crianças mais velhas subam ou brinquem nela.

image Uma cadeira que se adapte à mesa, deve encaixar-se bem contra ela. Assegure-se de que a mesa é suficientemente forte para suportar o peso do bebé. (Se os pés do bebé tocarem o suporte da mesa, ele pode empurrar-se contra ela e deslocar a cadeira da mesa).

 

PARQUES

A maior parte dos pais utilizam os parques como um local seguro para colocar o bébé, quando não o podem observar com toda a atenção. No entanto, deve ter em atenção alguns perigos:

image Nunca deixar um lado de rede descido, pois a criança pode rolar para a bolsa criada pela parte bamba da rede, podendo ser enlaçada e sufocada.

Retirar caixas e brinquedos grandes quando a criança se levantar sozinha, para não poder usá-los para trepar e saltar para fora.

Se o parque for de ripas de madeira, estas não devem estar afastadas mais do que 6cm, para que a criança não consiga introduzir a cabeça através delas.

Fonte: Fichas Bébé Confort. Com a colaboração de Laurentina Cavadas, Médica Pediatra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *